//
PT | EN
This site

Portal de Turismo do Município do Porto

A Gfi desenvolveu o Portal de Turismo do Município do Porto destinado a integrar, num multicanal, a oferta da cidade nas seguintes áreas funcionais - Visitar, Viver, Negócios, Agenda e Mais Porto - eixos base do mapa do site.

 

 

 


Saiba mais sobre esta oferta

Download
Contacte-nos


 

 

 

 

 

 

 

 

 



Desafio

Desde o apoio à decisão, numa fase inicial de pesquisa sobre o destino, à organização de todo o percurso e partilha interativa de experiências, o principal objetivo do Portal baseou-se na integração de informação útil sobre os diversos pontos de interesse turístico, com a apresentação dos recursos geo-referenciados, apontamentos históricos e eventos temporais.

Na construção de um itinerário completo de viagem ao nível do alojamento, restauração e entretenimento, o Portal permite ao utilizador organizar todo o seu percurso criando um guia, passível de ser impresso, com todos os locais que deseja visitar num determinado período de tempo.

Como um dos pontos de desenvolvimento mais importante do Portal, a inserção de múltiplas ferramentas associadas às redes sociais (Facebook, YouTube, Flickr, Twitter, entre outros) e à pesquisa avançada, elevou o desafio deste projeto e deu dimensão qualitativa ao resultado final.

Um Portal denso de ligações e detalhes, desenvolvido na ótica da oferta e da procura.



Solução

Desenvolvido em Microsoft Office SharePoint Server 2010, a implementação do Portal foi dividida em 3 fases distintas. A cada uma das áreas e fases do projeto estiveram associadas um conjunto de funcionalidades específicas a serem implementadas.

A primeira fase traduziu-se na implementação das áreas Visitar e Agenda, num sistema de gestão de conteúdos que inclui a estrutura de Base de Dados de Recursos Turísticos da Cidade, com a informação geográfica, e a de Base de Dados do Serviço em Eventos, com a agenda dos eventos da Grande Área Metropolitana do Porto.

O projeto foi realizado em 5 meses por uma equipa multidisciplinar da Gfi composta por especialistas em gestão de projectos, em desenvolvimento para a Web e, em específico, em SharePoint 2010.



Resultados
Desenvolvimento de um produto turístico inovador em SharePoint, com a integração de múltiplas ferramentas e a disponibilização de canais integrados que permitem a fácil interação do utilizador com a cidade do Porto e seus visitantes. Produto de elevada complexidade.