PT | EN
This site

Virtualização

Uma solução de virtualização permite executar várias máquinas virtuais, com sistemas operacionais distintos e com vários aplicativos, numa única máquina física, permitindo uma clara otimização dos recursos existentes e consequente redução dos custos. 

 

 

 

 

 

 


Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

 


Virtualizar servidores e postos de trabalho significa a criação de uma camada abstrata entre os sistemas operativos e o hardware físico, ou seja, entre os serviços fornecidos (aplicações) e a plataforma onde estes estão instalados.


Virtualização de Servidores

A virtualização de servidores ou hardware consiste na utilização de um software para criar a máquina virtual que fomentará o computador físico, permitindo que vários sistemas operacionais sejam executados nesse único computador.

Virtualização de Desktops

Ao centralizar os Desktops no Datacenter, esta solução permite uma fácil resolução de problemas através da possível replicação da solução pelos restantes Desktops, e facilita a criação e atribuição de novos desktops, completamente funcionais por parte dos utilizadores. Estas vantagens estão também associadas a um aumento de produtividade por parte dos colaboradores.

Virtualização de Aplicações Críticas

Através da virtualização, é possível aumentar a performance e disponibilidade de aplicações e bases de dados, que corram em hardware com uma arquitetura diferente, migrando-as para esta plataforma.
Esta migração permite reduzir os custos de manutenção ou aquisição do novo hardware e, em alguns casos, diminuir o custo de licenciamento das aplicações.

Cloud

Virtualizar é o único caminho para a Cloud. O objetivo é virtualizar 100% do Datacenter, incluindo Servidores, Storage e Network, aumentando a agilidade, flexibilidade e elasticidade da solução.

 

Evolução

Fase I. IT Production:

Consolidação de file servers, print servers, ambiente de teste e desenvolvimento.

Fase II. Business Production

Virtualização de Aplicações Críticas, Bases de Dados, ERP, Email, etc.

Fase III. IT as a Service

Virtualização de toda a infraestrutura. Criação da Private Cloud.

 

Principais benefícios

1. Consolidação e redução de custos
Diminuição de investimentos futuros em hardware (datacenter e postos de trabalho):
Um único servidor pode ser configurado com várias máquinas virtuais, isoladas e independentes entre si, reduzindo a necessidade de adquirir um servidor por serviço ou aplicação, e de realizar, no futuro, upgrades aos servidores físicos.

2. Flexibilidade e melhoria na distribuição de recursos
O aumento da flexibilidade é traduzido num aumento de eficácia no abastecimento dos servidores; na facilidade incorporada na migração de dados; e pela implementação de um ambiente de pré-produção e testes.

3. Disaster Recovery
A virtualização, por si só, é uma ferramenta de disaster recovery, visto encapsular as máquinas virtuais e permitir, de um modo simples, rápid e eficiente, recuperar essas máquinas dentro do mesmo site. Além disso, as funcionalidades de virtualização permitem a replicação de servidores entre dois sites geograficamente distintos, sendo uma solução economicamente mais vantajosa relativamente às convencionais.

4. Business Continuity
• Optimização dos backups e restores integrais;
• Diminuição do esforço necessário para administração e deployment de servidores e desktops;
• Diminuição do tempo necessário para recuperar um servidor ou desktop.

5. Facilidade de Gestão
Acesso integral à informação a partir de uma aplicação web.

6. Redução no Total cost of ownership (TCO)
• Diminuições do consumo de energia: menos servidores físicos representam uma poupança nos custos de energia;
• Redução dos contratos de manutenção de Hardware;
• Contenção no espaço físico utilizado no Datacenter.


Principais referências

A Gfi implementou uma solução de virtualização para suportar toda a infraestrutura de Tecnologias de Informação da AdDP. No âmbito deste projeto foram integradas soluções de Disaster Recovery e Business Continuity para garantir a segurança e fiabilidade dos dados e a sua elevada performance. Um projeto que possibilitou a consolidação de múltiplos servidores num único servidor físico e que aumentou o seu nível de utilização.

Saber mais >

 

 

 


LiveZilla Live Help