PT | EN
This site

Lync, uma nova forma de comunicar

Quinta, 07 Março 2013 11:14

Quando fiz 8 anos ofereceram-me um livro da série “Onde está o Wally”. Divertia-me passando horas à procura do magricela míope da camisola às riscas. Até há algum tempo atrás jogava uma coisa parecida… mas com e-mails.

Lanço-lhe o desafio: dê uma olhadela na sua caixa de entrada e conte o número de e-mails que não têm mais de 3 linhas. Já está? Já reparou que nunca vêm só? A seguir a esse vêm mais dois, três, quatro, cinco. Isso acontece porque o e-mail não é o meio certo para conversar, enquanto isso a nossa caixa de entrada vai-se enchendo de lixo evitável e que torna muito mais difícil encontrar os e-mails que realmente interessam.

É cultura da empresa onde trabalho, reforçada por todos, que as mensagens curtas sejam trocadas por instant messaging. E aos poucos tudo foi mudando.
As 6 horas de viagem de ida e volta para o Porto para trabalhar com os colegas do norte e as estadias que lhes estavam associadas também se tornaram-se raras (João, aquela francesinha vai ter que ficar para outra altura), hoje trabalhamos com o ecrã partilhado, falando com alta qualidade ao mesmo tempo. A solução de videoconferência que tínhamos tornou-se obsoleta. Qualquer um pode fazer uma videoconferência quando precisar, sem reservar sala, às vezes mesmo fora do escritório, sem gastar nada.

Já lhe tinha dito que não temos postos de trabalho fixos? Não precisamos, ninguém tem telefone fixo, aliás arrumámos a central telefónica que só dava chatices e custos de manutenção. A nossa solução de comunicações unificadas permite-nos ligar, com alta qualidade, do computador para telefones fixos e móveis. Está a ver o Ricardo que trabalha naquela sala ao fundo do corredor? Aquele que você passou a manhã inteira a tentar encontrar, mas das duas vezes que lá foi tinha saído para ir fumar, e quando lhe tentou ligar ele não atendeu porque estava em reunião? Não é para lhe fazer pirraça mas isso não me acontece.

A solução que temos dá-me a informação sobre a presença dos meus colegas. No caso de estarem ausentes informa-me há quanto tempo saíram, sincroniza com a agenda do Outlook e passa automaticamente o estado a ocupado, se já foi para casa até me diz há quanto tempo está offline, se lhe tentar ligar, reencaminha para o telemóvel ou permite-me deixar mensagem de voice-mail.

Temos acesso de forma fácil e com fotografia a todos os contactos da nossa empresa e também aos que temos guardados no Outlook. O melhor de tudo, com uma placa 3G ou rede Wi-fi posso ter tudo isto em qualquer lugar. Poupamos em comunicações, ficamos com mais tempo para fazer aquilo que realmente contribui para os nossos resultados e temos uma flexibilidade muito maior. Ficou com inveja? Não fique, a solução é mais fácil de encontrar do que o Wally, chama-se Microsoft Lync. Se precisar de ajuda envie-me um e-mail, mesmo que seja de 2 ou 3 linhas, prometo-lhe  que não fico chateado, até porque estou certo que da próxima já é via Lync.

 

 


 

Vitor Pereira
Business Developer

Gfi Portugal

Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 
-->

Últimos Vídeos

A carregar

Últimas Fotos

www.flickr.com