PT | EN
This site

Equipa Portuguesa da Gfi impulsiona projeto internacional de ecossistema sustentável de mobilidade urbana - Superhub

Segunda, 04 Novembro 2013 13:47

Projeto cofinanciado pela Comissão Europeia, no âmbito do 7º Programa Quadro de I&DT, é coordenado por uma equipa da Gfi na Bélgica e abrange uma equipa portuguesa, responsável pela arquitetura, integração e instalação da plataforma.

O projeto do SUPERHUB, desenvolvido com a parceria do grupo Gfi, ambiciona criar uma plataforma completa e integrada de serviços de mobilidade, disponibilizando uma nova abordagem face aos sistemas de transporte multimodal em ambiente urbano.

O projeto surgiu com a ambição de criar uma plataforma aberta, capaz de combinar, em tempo real, ofertas de mobilidade provenientes de diversas fontes e de proporcionar um conjunto de serviços que respondam às emergentes necessidades de mobilidade dos utilizadores.

A solução desenvolvida permite otimizar percursos e articular a procura e a oferta através de mecanismos de negociação entre consumidores e fornecedores (públicos ou privados), promovendo alterações comportamentais com vista à melhoria da eficiência energética e redução dos impactos ambientais.

Um projeto desenvolvido com a parceria do grupo Gfi
A equipa responsável pela arquitetura, integração, testes, instalação da plataforma e desenvolvimento de alguns componentes é da Gfi Portugal, liderada por João Serrano Ferreira - Project Manager. Na Bélgica, a Gfi assume a coordenação geral do projeto, sendo também responsável pela liderança e desenvolvimento de várias componentes técnicas e participação na promoção e conceção de modelos de negócio e sustentabilidade.


Basilares no desenvolvimento deste projeto, fazem também parte universidades, centros de investigação, empresas de transportes públicos, autoridades de transporte e autoridades municipais.


Pretende-se, assim, criar um ecossistema sustentável de mobilidade urbana, envolvendo a participação ativa de todos os seus intervenientes.
Neste momento, o projeto está a ser testado em 3 cidades europeias: Milão, Barcelona e Helsínquia.


Saiba mais sobre o projeto em www.superhub-project.eu e conheça as nossas oportunidades de recrutamento, a nível nacional e internacional, em www.gfi.pt/jobs.   

 

 

 
-->

Últimos Vídeos

A carregar

Últimas Fotos

www.flickr.com